A construção do “Casarão Zipperer” iniciou-se em 1919, sendo concluído e inaugurado no dia 04 de novembro de 1924 para residência do Sr. Jorge Zipperer e sua família, então titular da firma “Jorge Zipperer & Cia”, percursora da Móveis Cimo S.A que foi a pioneira da indústria moveleira em Santa Catarina.

A casa com dois pavimentos, em estilo bangalô, foi construída baseada em modelos do norte europeu, muito usada principalmente nas casas de veraneio do Mar do Norte.

O “Casarão Zipperer” passou a ser Patrimônio da comunidade rio-negrinhense através do Decreto nº 3354 de 10 de novembro de 1998, que homologou o tombamento do mesmo pela Fundação Catarinense de Cultura. 

Caracteriza-se por uma arquitetura de grande porte para a técnica construtiva empregada, bem como pelo jogo de volumes adotados. Esses ora retangulares, ora sextavados, conferem movimento evidenciando a assimetria no tratamento das fachadas. Possui cobertura principal em quatro águas, com telhas francesas. Apresenta estrutura independente tendo como fechamento tábuas estreitas dispostas horizontalmente.

 

REDES SOCIAIS