O Museu funcionando hoje no Casarão Zipperer bem no centro da cidade, foi criado em 1979 e doado a comunidade pelo  Lions Clube  de Rio Negrinho que adquiriu um grande acervo geológico para dar início ao Museu Municipal.

No inicio o acervo foi exposto na Casa da família Lampe, na Rua Pedro Simões de Oliveira nº 88,      A inauguração do Museu Municipal foi  no dia 24 de abril de 1980.

O Nome Museu Carlos Lampe foi escolhido pelo Lions em homenagem ao pioneiro da Indústria Metal Mecânica em Rio Negrinho.

Atualmente depois de 30 anos possui um grande acervo diversificado que recebeu da contribuição da comunidade para manter viva a história do município.

SOBRE O CASARÃO

A construção do “Casarão Zipperer” onde funciona o museu iniciou-se em 1919, concluído e inaugurado no dia 04 de novembro de 1924 para residênica do Sr.Jorge Zipperer e sua família, então titular da firma “Jorge Zípperer & Cia”, percursora da Móveis Cimo S.A que foi a pioneira da indústria moveleira em Santa Catarina.

A casa com dois pavimentos, em estilo bangalô, foi construída baseada em modelos do norte europeu, muito usada principalmente nas casas de veraneio do Mar do Norte.

O “Casarão Zipperer” passou a ser Patrimônio da Comunidade Rionegrinhenses, através do Decreto nº 3354 de 10 de novembro de 1998 que homologou o tombamento do mesmo pela Fundação Catarinense de Cultura e inaugurado em 08 de dezembro de 1999 com a presença de várias autoridades e representantes da família Zipperer e Lampe.

O Casarão passou por um minucioso trabalho de restauração, e urbanização para abrigar o acervo do Museu, espaço adequado e definitivo que foi estrategicamente estudado e concebido para que o ambiente se tornasse ponto de referência da História de Rio Negrinho.

A construção de um galpão em alvenaria nos fundos da residência foi necessária para abrigar o arquivo histórico do município.

Horário de atendimento:
De terça a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado das 8h às 12h. Domingo das 14h às 18h.

Contatos:
cultura@rionegrinho.sc.gov.br